• Kerla Alencar

A cozinha da Josi

Atualizado: 15 de Jun de 2019

No reveillon de 2019, passeando descompromissadamente por Moitas, em Amontada/Ce, encontrei uma cozinheira maravilhosa e seu escondidinho e singelo restaurante



No apagar das luzes de 2018, conheci a Josivania. Estava em Icaraizinho de Amontada para o reveillon e, como sempre, procurava uma comidinha bem local para provar. Pedindo dicas às amigas que já conheciam a cidade, fiquei sabendo “de uma mulher que saiu numa reportagem”, mas quem indicou não sabia precisar sua localização, nem de quem se tratava. Apesar do obstáculo, perguntando aqui e acolá, achei a Josivania.


Ela não tem um restaurante, mas é como se tivesse. Josivania, nascida e criada no distrito de Moitas, em Amontada, há pouco mais de 10 anos tornou-se cozinheira e, hoje, atende clientes que a encontram seguindo apenas o cheiro da comida (como se diz aqui no Ceará), já que seu “não restaurante” não tem sequer placa. Na frente da sua linda casa, debaixo de um pé de Nim, ela dispõe algumas mesas e serve sua comida caseira para aqueles que reservam um dia e horário. “Não quero movimento o tempo todo”, explica Josivania, com argumentos que fazem todo o sentido: “quero ter o tempo das minhas coisas, de cuidar da minha família”.


Sua origem, porém, é no mar. Ela foi marisqueira, ofício que aprendeu e herdou da mãe, hoje aposentada. Há uma década atrás conheceu um francês, Silvan, que se mudou para Moitas e abriu uma pousada. Logo, convidou-a para ser a cozinheira de seus hóspedes. Da experiência à francesa, Josi adquiriu confiança para ter seu próprio local, fazendo a comida que queria, nos seus dias e horários disponíveis. No cardápio, que ela muda diariamente e ao sabor das marés, frutos do mar e peixes variados, todos da produção local, da natureza de Moitas.




Nas breves duas horas em que estive lá para almoçar, comi uma deliciosa lagosta acompanhada de arroz de ervas e batatas ao alecrim. Tudo fresquinho, pescado ali perto ou colhido da sua horta caseira. Foi incrível a experiência e recomendo demais! Uma vez em Moitas, faça o possível para conseguir uma mesa no jardim da Josi.


0 visualização