• Kerla Alencar

Bolo de fermentação natural com limão e leite de coco

Desenvolvi este bolo com levain (fermento natural) para realizar um experimento.


Eu queria testar se meu fermento sustentaria o crescimento do bolo no forno sem o auxílio do bicarbonato de sódio. Nada contra esse composto químico, pelo contrário.

Mas, eu queria desenvolver um bolo só com levain. E deu certo!

Usei os ingredientes que tinha em casa. O levain não foi refrescado, era um descarte. Porém, um descarte novo. Ao todo, fiz 28 horas de fermentação com controle de temperatura na geladeira, mas você pode pular essa etapa e ter um bolo pronto para assar em cerca de 6 horas. Vamos à receita!


Detalhe: a não ser pelo levain e o tempo de fermentação, o que vocês verão a seguir é o passo a passo de qualquer bolo casseiro. Lembrando que eu não sou confeiteira, sou padeira, tá, gente? Então, as confeiteiras de plantão desconsiderem qualquer atecnia e podem ficar a vontade para sugerir um procedimento melhor:


Ingredientes:

2 xícaras de chá de farinha de trigo integral (você pode fazer com a branca, claro)

1 xícara de chá de açúcar demerara

200g de levain (refrescado ou descarte, tanto faz. Mas se o levain estiver refrescado tende a fermentar mais rapidinho)

1/2 xícara de chá de leite de coco orgânico

1 xícara de chá de óleo de algodão

sumo de 2 limões Tahiti

raspas de 1 limão tahiti

3 ovos grandes


Modo de fazer:

Unte e enfarinhe bem a forma de bolo, aquela que rende cerca de 15 fatias.

Numa tigela, misture a farinha e o açúcar. Reserve.

Separe as claras e as gemas dos ovos. Na batedeira, ou a mão, bata as claras em neve.

Mexa as gemas para desmanchar. Com o auxílio de um batedor de arame, delicadamente incorpore as gemas nas claras. Em seguida, o leite de coco, o limão e as raspas de limão, sempre mexendo delicadamente para não perder a estrutura das claras em neve.


Na sequência, acrescente o óleo. Por último, o levain. Misture bem e devagar.

Agora, aos poucos, acrescente os ingredientes secos,. Incorpore bem, tentando mexer a massa de cima para baixo, de modo a incorporar ar.

Agora, despeje a massa na forma.

Deixe a forma num local que não pegue vento nem calor excessivo, coberta com uma tampa ou pano. Espero atingir a altura desejada (leia observação sobre esta etapa no final da receita).


Quando isso acontecer, pré-aqueça seu forno a 180 graus.

Ao perceber que o forno já está no ponto, delicadamente coloque o bolo para assar.

Observe para saber quando estará pronto.


Para desenformar, espere o bolo esfriar, mas não totalmente.

Você pode finalizar exatamente do modo como eu fiz, com um glace levinho de limão.


Para o glacê, misture 4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro com o sumo de 6 limões, colocando o sumo aos poucos. Você pode mudar essa proporção de limão para obter um glacê mais fino ou mais grosso. Observe quando estiver fazendo, ok?


Sirva e seja feliz!

Aproveita e me conta como foi o processo para você. Deu certo também?


Obs: A etapa de crescimento do bolo, em temperatura ambiente, pode levar algumas ou muitas horas para finalizar até o tamanho desejado, depende de como está o seu fermento. Se quiser uma fermentação mais lenta, primeiro deixe em temperatura ambiente e, em seguida, coloque-o na geladeira por algumas horas. Daí, tire da geladeira e espere terminar de crescer.


Eu fiz exatamente assim:

bati o bolo - deixei fermentar 5 horas em temperatura ambiente - coloquei na geladeira por 10 horas - tirei da geladeira e esperei terminar de crescer, o que levou 13 horas até chegar no tamanho que eu queria (quase na altura da forma). Porém, lembre-se que meu levain não estava refrescado, ou seja, estava fraco. Além disso, como eu não usei bicarbonato de sódio, eu precisava que o bolo crescesse até o que seria o tamanho final dele, pois eu sabia que ele poderia não crescer no forno (devido a ausência do bicarbonato).

Se você preferir usar bicarbonato, não precisa esperar tantas horas para o bolo crescer, pois saiba que o bicarbonato ajudará no salto de forno.


Se ainda restou alguma dúvida, fale comigo aqui ou no instagram da minha padaria: @pequenapadariacaseira. Ajudarei com prazer!






28 visualizações