• Kerla Alencar

Como obter pectina natural

A pectina é um dos componentes das geleias naturais, responsável pela consistência do produto. Ela pode ser extraída de diversas frutas. Maçã é a mais recomendável, por ter sabor quase neutro. As maçãs verdes, apesar de mais caras, levam menos tempo de fogo. Mas as vermelhas tem a mesma eficiência, apesar de demorarem um pouco mais para amolecerem no fogo. As maçãs, assim como as demais frutas da geleia, devem estar em bom estado de conservação, sem defeitos ou processos aparentes de degradação. Isso contribui para geleias de melhor qualidade e duradouras. Para a pectina de maçã, usa-se a proporção de 10 frutas, com cascas, sementes e caules, para 1 litro de água (pectina forte, porém menos rentável). Para uma pectina de uso mais comercial, ou seja, que renda mais, pode-se usar a mesma quantidade de frutas para até 3 litros de água. Desta forma, porém, a tendência é que se demore mais a obter o ponto de geleia.


Modo de preparo: Corte as maçãs em quatro partes e leve ao fogo com a água. Não mexa, apenas deixe que as maçãs comecem a amolecer naturalmente, sem amassá-las. Quando os pedaços estiverem ainda inteiros, mas fáceis de desmanchar, retire do fogo. Em seguida, passe as maçãs e a água por uma peneira mais grossa, amassando levemente. Na sequencia, passe o conteúdo coado pelo chinois, de modo a retirar ao máximo os micro pedaços de fruta e deixar o líquido límpido. Se achar necessário, use duas vezes a peneira e por último o chinois. Está pronta a pectina, que pode ser usada imediatamente ou resfriada por até três dias. A pectina também pode ser congelada por até três meses.


Coando no chinois: última fase de obtenção da pectina.


Pectina de maracujá Para a pectina de maracujá, use a mesma proporção: 10 frutas para cada litro de água. Use a parte branca e as sementes, livrando a polpa para outros usos (pode-se fazer também com a casca). Ferva até que a parte branca da casca fique bem macia. O processo de armazenagem e conservação é o mesmo da pectina de maçã.

19 visualizações