• Kerla Alencar

Panetone de tomates secos e ervas

Atualizado: 5 de Dez de 2019

Muito já se falou sobre a origem dos Panetones. Para mais informações sobre essas histórias, há vasto material na internet. Porém, a mais difundida delas, de acordo com minhas pesquisas, é que ele teria sido criado por um padeiro italiano chamado Toni, que trabalhava em Milão no século 15. O padeiro teria se apaixonado pela filha de seu chefe, proprietário da padeira Della Grazia. Para impressionar sua amada, conta-se que ele criou um pão doce com frutas cristalizadas, que logo caiu no gosto da freguesia, passando a ser chamado de Pani de Toni (pão do Toni). O nome evoluiu para Panettone (em italiano).

Há outras possíveis origens difundidas, porém todas elas atribuem a cidade italiana de Milão o berço do Panettone. Isso faz sentido, principalmente quando pensamos que Milão, à época, era a cidade mais rica da Itália e o panetone é um pão de muitos ingredientes e, na versão original, recheado de frutas relativamente caras. Por consequência, era um pão de maior valor, destinado a pessoas com melhor poder aquisitivo.


Abaixo, presenteio vocês com um panetone que foge à regra. Ele é meio doce, meio salgado, pois é recheado com tomates secos e ervas de provence.

Dentre as muitas formulações que testei e, também dentre algumas que desenvolvi, trago para vocês a que considero melhor de ser trabalhada por quem quer fazer panetones de um jeito mais fácil, em casa e com equipamentos domésticos.

Essa formulação rende cerca de 5,5 panetones de 500g.



Farinha – 100% - 1000g

Água – 60% - 600g


Fermento seco - 0,5% - 5g

Áçúcar – 18% - 180g

Sal – 0,5% - 5g

Leite em pó – 4% - 40g

Ovos – 18% - 180g

Manteiga – 15% - 150g

Essência - 1% - 10g

Recheio 70% - 700g (entra somente depois da massa sovada)


Em uma tigela, misture primeiramente os ingredientes secos. Em seguida, acrescente os ingredientes líquidos, misturando um por um aos poucos. Acrescente e misture a manteiga por último.

Sove até tingir ponto de véu.

Deixe descansar a massa por 10 minutos. Acrescente os tomates secos que devem ser previamente escorridos para retirar o excesso de azeite e as ervas na quantidade que desejar. Misture e boleie. Coloque na forma de panetone e deixe fermentar em Temperatura Ambiente. Quando os panetones atingirem o topo da forma, pré-aqueça seu forno a 180 graus e asse os panetones por cerca de 30 minutos ou até você perceber que já estão assados em cima e nas laterais.


15 visualizações