• Kerla Alencar

Quiche de cogumelos com legumes

Esta quiche também é 100% integral de trigo e fica deliciosa! Você pode fazer com os cogumelos e legumes de sua preferência.




Ingredientes da massa:

360g de farinha de trigo integral

240g de manteiga gelada cortada em cubos

5g de sal

cerca de 60ml de água gelada


Modo de preparo da massa:

Junte a farinha e o sal e misture. Acrescente os pedaços de manteiga à farinha e misture até que fique uma espécie de farofa. Não é necessário desmanchar toda a manteiga, pelo contrário. Alguns pedaços de manteiga deixarão a massa mais crocante.

Em seguida, acrescente a água aos poucos e misture até que seja possível fazer uma bola com a massa.

Em uma forma redonda média, distribua a massa pelo fundo e pelas laterais até cobrir todo o recipiente. Cubra com papel filme e deixe descansar no congelador por 1 hora.


Ingredientes do creme de ovos:

5 ovos inteiros

360ml de leite de vaca

5g de sal

noz moscada ralada ao seu gosto

pimenta do reino moída ao seu gosto


Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e reserve. Em seguida, aqueça o forno a 180 graus.


Ingredientes do recheio:

250g de cogumelos shitake ou outros

250g de legumes variados.

Sal ao seu gosto


Modo de preparo do recheio:

Refogue com azeite os cogumelos shitake e alguns legumes cortados em fatias finas (sugestão: cenoura, cebola e brócolis). Tempere com uma pitada de sal e reserve. Obs: se os cogumelos forem desidratados, deve-se hidrata-los antes de refogar, conforme as indicações do produtor.


Quando o forno estiver na temperatura correta, retire a massa do congelador e pré-asse da seguinte maneira: cubra o fundo e as laterais com papel manteiga para forno e coloque um peso por cima (que possa ir ao forno, claro). Por exemplo, com uma panela toda de metal, grande o suficiente para cobrir o fundo da forma.

Deixe no forno por cerca de 25 minutos ou até começar a dourar. Retire.


Em seguida, tire a panela e o papel filme. Despeje o recheio no fundo da massa e espalhe igualitariamente. Despeje o creme de ovos sobre o recheio. Finalize com uma pitada de pimenta do reino moída na hora e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos (ou até que o creme de ovos esteja dourado e firme)

.

Está pronta a quiche!





26 visualizações