• Kerla Alencar

Risoto de Arroz da Terra com cogumelos e brotos de beterraba

Aquele prato que, além de saboroso, é lindo! Fácil de fazer, mesmo que você não seja familiarizada ainda com a técnica do risoto. Vamos nessa!


Ingredientes do risoto (para dois):


160g de *arroz da terra

80ml do vinho branco de sua preferência

600ml de caldo caseiro de legumes

1/2 cebola média picada

25g de manteiga

50g de queijo parmesão ralado na hora

50g de cogumelos portobello frescos

azeite de oliva que baste

1/2 pimenta jalapeno picada finamente

sal que baste

brotos de beterraba que baste


Ingredientes e modo de preparo do caldo de legumes:

1 cenoura; 1 talo de salsão; 1 cebola média; 1 litro de água; 1 folha de louro; 2 cravos-da-índia; pimenta-do-reino que baste.


Após lavar bem os legumes, corte-os grosseiramente. Numa panela com a água, junte os legumes e os temperos e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixa o fogo e deixe-o cozinhando por cerca de 15 minutos. Desligue o fogo e passe o líquido por uma peneira. Está pronto. Volte-o para o fogo baixo apenas para mante-lo aquecido.


Modo de preparo dos cogumelos:


Limpe suavemente os cogumelos e corte em tiras finas. Na mesma panela onde será preparado o risoto, pré-aquecida, coloque azeite suficiente para refogar os cogumelos por cerca de 10 minutos ou ate ficarem macios. Acrescente sal que baste e reserve-os num recipiente a parte.


Modo de preparo do risoto:

Na panela onde os cogumelos foram preparados, acrescente mais azeite e refogue a cebola (queremos que ele absorva o sabor dos cogumelos que ficou na panela, o que chamamos de deglaçar). Quando elas estiverem translúcidas, acrescente o arroz e refogue-o mexendo constantemente para que ele absorva bem o azeite e libere o amido que dará cremosidade ao risoto.

Adicione o vinho e continue mexendo.

Quanto o vinho secar, adicione 1 concha do caldo de legumes. Mexa frequentemente. Quando o caldo quase secar, acrescente outra concha e repita esse processo até o arroz atingir o ponto al dente (macio, mas com uma leve resistência e com pontinhos brancos no centro do grão). Está pronto o arroz.

Imediatamente em seguida, desligue a panela e acrescente os cogumelos e a pimenta jalapeno. Misture. Acrescente a manteiga, o queijo e misture. Corrija o sal, se necessário. Finalize com os brotos de beterraba decorando o prato.

Está pronto o risoto!


Nota: o arroz da terra é o grão cultivado pelos nativos da região do Maciço de Baturité, no Ceará. De acordo com teste realizado pelos professores Robeto Araújo e Ana Cristina Moraes, do curso de Gastronomia do IFCE Baturité, com laudo emitido em 2016 pela UFC, este arroz possui teor de amido semelhante aos arrozes cateto e arbóreo, próprio para risoto.

É uma jóia da cultura alimentar cearense!



0 visualização